segunda-feira, 11 de junho de 2012

Divergente - Veronica Roth

Nome: Divergente
Autor: Veronica Roth
Emissão: Maio 2012
Editora: Porto Editora
Título Original: Divergent
Nº Páginas: 352

Sinopse: Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.
Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la.
"Maravilhoso, perigoso e enérgico, com uma história de amor a que não consegui resistir!"
Becca Fitzpatrick, autora da saga Hush, Hush

Comentário: Façam-se ouvir os tambores porque vou-vos apresentar um dos melhores livros que já li na minha vida, na minha opinião. 
 Uau, nem tenho palavras para explicar o quanto AMEI este livro... é tipo... muita bom! 
Já tinha ouvido falar bastante sobre este livro na internet, dos reviewers que eu sigo na internet e no twitter por parte da Becca Fitzpatrick e assim, e vou-vos dizer uma coisa eu estava ansiosa para que ele saísse cá em Portugal, e como tal mandei um mail à Porto Editora a pedir que editassem o livro. E eles responderam-me isto: 

 E passado para aí um mês estou muito bem a passear por um shopping com o meu irmão e ao passar pela Bertrand perco a cabeça quando vejo um placard com a capa de Divergente e depois um molho de livros na montra e vejo que a editora que o publicou foi a Porto. *Pensamento: Não está nos planos editoriais hum? *
 Voltando ao livro, se pensam que é tipo imitação d'Os Jogos da Fome estão completamente enganados, porque é muito especial à sua maneira. Não posso estar a falar muito sobre o enredo porque quero mesmo que vocês o leiam e apreciem de uma maneira melhor do que eu. 
 Portanto, adorei as personagens (completamente), adorei o mundo em que a Veronica Roth me conseguiu por na cabeça e só desejei estar lá com a Tris e ser tão corajosa como ela e fazer as coisas malucas que ela faz. 
 Demorei imenso tempo a finalmente decorar as fações, cada vez que aparecia "Cândidos" eu pensava: São os da amizade ou os da sinceridade ? E tinha de ir ao fim do livro para ler a sinopse e ver... até que escrevi num papel as cinco fações e a característica delas. 
 Agora que se façam ouvir de novo os tambores porque vou apresentar-vos a minha nova paixão fictícia: Quatro ! (sim, é o nome dele ou pelo menos a alcunha), é o tal rapaz que a Tris se apaixona e tal... ele é tãaao AWESOME ! Não se pode dizer que seja um rapaz mau, mas dá um ar de durão no ínicio e cada vez que ele mostrava o lado sensível, simplesmente suspirava. Às vezes, pergunto-me a mim mesma como é que eu consigo ficar assim com uma  coisa que não é real... mas é por isso que eu adoro ler, faz-nos imaginar e sentir coisas apenas pelas palavras.
 Personagem Preferida: Estou bem dividida nesta, porque gostei de imensas, adorei a Beatrice, ela é super corajosa e uma óptima personagem principal. Adorei o Four, isto é, o Quatro. Gostei imenso da mãe da Tris, a Natalie. Mas mesmo assim, escolho a Tris. 
 Personagem menos preferida: Também fico dividida nesta, não gostei muito da Christina, nem do Al, nem do Peter, no entanto escolho a Christina, era muito egoísta para o meu gosto.
 Há imenso tempo que não sentía uma necessidade tão grande de não parar de ler porque quero saber o que acontece a seguir, fiquei simplesmente enfeitiçada por este livro.
 Recomendo vivamente a toda a gente, de todas as idades: adolescentes e adultos. É muito, muito bom. 
 Já há disponivel em inglês a continuação deste livro, chamado Insurgent. Esta série será uma trilogia. Mal posso esperar que publiquem o Insurgent em Portugal ! 

\,\!\infty stars ! 

M.

twitter da autora: @veronicaroth
blog da autora: http://veronicarothbooks.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário